Alexsandro Costa

Alexsandro Costa
animador autodidata

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Boa noite meus amigos, amantes de blender. Como nem tudo na vida de quem cria imagens é a ferramenta, hoje vou falar de inspiração. Por inspiração podemos entender a idéia que parece surgir pronta e acabada praticamente pulsando diante de nós para que a captemos e materializemos sob a forma de alguma linguagem, no meu caso isso se reverte em imagem.
Bem a experiência me disse que nada se cria por acaso. Tudo o que faço é reflexo mais ou menos direto das coisas com as quais tive contato em maior ou menor grau. Assim vale a maxima positivista de que o homem é fruto do meio. em tempos de multimídias convém destacar esses multimeios.
Faço esse comentário inicial sobre inspiração, para aproximar-me daquilo que escolhi para compartilhar com vocês, que não é, diretamente blender. Há alguns anos atrás, e bote alguns nisso ( creio que por volta do inicio da década de 1990),eu era um adolescente. Nesse período descobri, por acaso, numa dessas tardes de sábado em que não nada que preste na televisão, uma série que estava passando na antiga( antes de a igreja universal comprá-la) tv RECORD. Apareciam episódios curtos de histórias completas sem continuação nas quais pessoas se envolviam em situações onde sempre havia um ou mais monstros envolvidos. Daí o nome do seriado: MONSTERS.
Senhoras e senhores, vocês não têm ideia mas aquele foi um acontecimento para mim e meu irmão mais novo. A partir daí , mal podíamos esperar a chegada do sábado para assistir o próximo episódio da série e a expectativa era um ingrediente chave para a composição da serie. Convém lembrá-los de que nessa época não havia dvd e os filmes circulavam em fitas de vídeo, sendo que os videocassetes eram muito caros , pelo menos para a minha família adquirir.........bem não eram tão caros na minha concepção, mas meus pais não compartilhavam dos mesmos valores que eu (e assim é até hoje!). O fato é que a única fonte de diversão , pelo preço mesmo , era a televisão e assim este seriado tornou-se rapidamente meu programa favorito. Até que o seu Edir Macêdo em sua expansão religiosa decidiu que precisava de um veículo de comunicação de alcance nacional para completar seu empreendimento, e eu fiquei sem meu seriado favorito.
Anos mais tarde, no meio da era da internet e da convergência de mídias, eis que resolvo procurar pelo seriado e, para minha felicidade, o encontro no nosso querido youtube ( QUE DEUS O ABENÇOE, ALELUIA!).
È muito provável que muito daquilo que hoje adoto em minhas criações passe por elementos que assisti neste e em outro seriado das décadas de 80 e 90

A abertura da série pode ser conferida nesse link
Um episódio de que me lembro claramente é o do GLIM GLIM, um ser alienígena que chega a terra e acidentalmente destrói a raça humana a não ser por um grupo que parece não ser afetado pelo que matou o restante da humanidade, formado por três pessoas: uma menina, seu pai e um amigo......( !? ). O fato é que o ser intergaláctico não consegue se comunicar e os últimos humanos nutrem um misto de medo e ódio pela criatura, com excessão da menina que parece entendê-lo de alguma forma.

a primeira parte do episódio que vem com a abertura da série, inclusive.


segunda parte

Nenhum comentário:

Postar um comentário