Alexsandro Costa

Alexsandro Costa
animador autodidata

terça-feira, 13 de julho de 2010

Olá meu povo amante do blender ! Vim aqui dar uma polida no blogão que é pra botar a maquina pra se movimentar. Nessa, eu pergunto pra vocês: O que é realmente importante na vida de vocês? sim , aquilo que você, realmente não vive sem. Durante muito tempo de nossas vidas convivemos com isso sem perceber como o ar que respiramos e não vemos. Há muitas coisas com as quais nos relacionamos e que de fato não são essenciais para nossa vida mas somos levados a crer que precisamos disso. Pois bem, dito isso, e permitindo que cada um de sua resposta individual, também contribuo com a minha: eu não vivo sem modelar! e por modelar podem entender também o desenhar pois , para mim ele é a mesma coisa porém apenas em duas dimensões.
Esse ato que por alguma razão tive a facilidade de manifestar, deu sentido a minha vida nos momentos em que mais esta perdido e em que me encontrava só e as pessoas não compreendiam minha angustia. Talvez por isso tenha me disposto a escrever um blog sobre o blender. Mas não é exatamente sobre o Blender que quis escrever mas sobre a maneira como ele se agregou em minha vida e deu sentido para ela. Antes do Blender eu usava Maya, uma versão pirata dele, e esse fato me incomodava pois pensava, e ainda penso, que em algum momento esse uso indevido pode me acarretar problemas . Na época em que comecei a mexer com o 3d, final de 2003, eu era entusiasta da animação 2d, isto é, eu fazia tudo a mão e aí está marcado um traço de minha personalidade : eu sou um grande romântico. Tenho um tendência em buscar as causas valorosas do ponto de vista do mérito. Nem sempre isso me traz amigos, e na época em que me envolvi com o 3D, eu estava em plena guerra santa contra ele e seus usuários pois, na minha romântica visão de cavaleiro, isso desvirtuaria o fazer da animação, desempregaria os artistas. Essas visões partiam de alguém, eu, que via pessoas jovens e que de fato nem sequer desenhavam, conseguindo trabalho, dinheiro e realização com o 3d. Isso me amedrontava, tanto que, alguns meses depois, comecei a me aproximar do 3d, "ora essa se eles que sequer desenham conseguem se desenvolver profissionalmente com essa linguagem, imagine eu que sempre desenhei!"
E com aquele pensamento, dediquei-me com todas as minhas forças ao aprendizado do Maya, pois era o programa que as pessoas nas quais eu me referenciava, utilizavam-no para trabalhar. Só que o fato de ele não ser legalizado me incomodava demais. Aí num daqueles belos dias, eu que estava trabalhando num projeto de terceiros, vi um programazinho 3d instalado num computador de menor potencia no canto do escritório onde trabalhavamos. Eu , que sou curioso , fui logo mexer nele e , de cara , detestei. O programinha não me deixava fazer absolutamente nada do que eu ja estava acostumado a fazer no Maya. Abandonei-o. Tempos depois, em casa, lembrei-me do tal programazinho e resolvi baixá-lo como curiosidade. Novamente, nada consegui fazer e o abandonei. Isso era 2006. Em 2008 consegui meu primeiro emprego de carteira assinada, numa função que nada tinha a ver com animação, o fato é que lá no serviço , tinhamos internet disponível e, como estavam configurando a rede recém instalada, ainda conseguiamos acessar o youtube. Foi lá que, desavisadamente, vi um filme que, segundo o postador, tinha sido todo feito no blender............eu fiquei muito curioso pois não conseguia fazer nada nele q.ue dirá um filme ,que pelo que vi era muito bom. Chamava-se " ELEPHANTS DREAM".
Não preciso dizer que eu, um cara que gosta de causas romanticas e até mesmo socialistas, me apaixonei perdidamente pelo blender, ainda que nesse momento nada soubesse fazer nele. Estava plantada a semente de minha sociedade alternativa ( viva, viva, viva a sociedade alternativa).
E o programa era OPEN SOURCE!!!!
O tempo passou, fui demitido de lá ( graças a DEUS!) e fiquei com essa fixação pelo blender me forçando a buscar aprender sobre ele. Havia, e ainda há, muitas pessoas na internet que divulgavam material educativo, tutoriais sobre como e o que fazer com ele, como obter resultados.
Foi a partir dessa época que descobri a coisa sem a qual eu não saberia mais viver: modelar e animar com o blender!
Essas lembranças que me são tão caras, divido com você, amigo ou amiga, que busca no blender ou em outra profissão qualquer , o seu sentido de viver. Divido com prazer pois creio que posso contribuir com essa passagem da história de minha vida, para o progresso de todos. De verdade eu penso que só vai estar bom para mim quando estiver bom para todo mundo.
Ah ,sim! Já que falei tanto do ELEPHANTS DREAM , resolvi mostrá-lo a vocês aqui no blog. Assistam a baixo.

Elephants Dream from Blender Foundation on Vimeo.

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